A Filarmônica do Rio e 40 anos de história

A Fundação

A Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, fundada em 1978 pelo Maestro Florentino Dias, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública pela lei 520/82.

Desde sua criação, ela já realizou várias séries de concertos didáticos nas escolas de 1º e 2º graus, universidades, concerto em fábricas, concertos especiais em teatros, nas praças dos bairros e cidades vizinhas.

A orquestra já recebeu convidados do exterior como a pianista Katarina Krpan e o tenor Renato Francesconi. Regentes do mundo inteiro já se apresentaram à frente da Filarmônica do Rio. Dentre eles os maestros Bernard Wahl(França), Barry Kolman(EUA), Ahmed Elsaedi(Cairo), Filippo Zigantes(itália), Fabiano Monica(Itália), Alexander Frey(Alemanha), Álvaro Cassuto(Portugal) e Amy Mills(Estados Unidos).

Sendo verdadeiramente uma orquestra carioca, tem a vocação e um histórico voltado para a realização de eventos para o público de regiões desfavorecidas socialmente.

Principais concertos realizados:

Aniversário da Cidade Maravilhosa - Mar/02 Praça XV de Novembro
Concerto “A Maravilha do Rio” Mai/02 Corcovado
Concertos dos Namorados - Forte de Copacabana Jun/02
Concerto Natal Sem Fome - Dez/02
Concerto de Reveillon - Dez/01 - Praia de Ipanema
Concerto na Central do Brasil - Dia do Trabalhador Mai/99
Festival Gershwin - Set/98 Sala Cecília Meireles
Concerto na Rocinha Nov/98 (Participação do coral de crianças da comunidade)
Concerto na Mangueira - Dez/98(participação da bateria da Mangueira)
Rio Turismo e Cultura – Dez/96 - Praia de Copacabana
Projetos Concertos no Rio - 4 concertos no Aterro do Flamengo